Oradores

MICHAEL REZENDES
Michael Rezendes
Equipa de Investigação global da Associated Press
Prémio Pulitzer 2003

Michael Rezendes, luso-descendente, é atualmente jornalista na equipa de investigação global da Associated Press.

Venceu, em 2003, o prémio Pulitzer pelo trabalho desenvolvido na equipa de investigação do “Boston Globe” Spotlight, que expôs os casos de abusos sexuais perpetrados em Boston por membros da Igreja Católica e em 2014 venceu novamente o prémio pelo trabalho sobre o atentado na maratona de Boston.

Foi também finalista do prémio Pulitzer por duas vezes, sendo ainda co-autor de dois livros.

PEDRO COELHO
Pedro Coelho
O Consórcio
Rede de Jornalistas de Investigação

Pedro Manuel Rouxinol Samina Coelho. Nasceu em 1966, em Montemor-o-Novo. É Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL (NOVA FCSH) e Grande Repórter de investigação da SIC. Doutorado em Estudo dos Media e do Jornalismo pela UNL. É Investigador integrado do IC NOVA. Autor de diversas grandes reportagens de investigação, algumas delas premiadas e de vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais sobre jornalismo de investigação, formação académica em jornalismo, reportagem e jornalismo de Proximidade. Autor de três livros, dois académicos e um de reportagem. Distinguido com vários prémios de jornalismo, entre eles dois prémios Gazeta de televisão (2017, 2014), Cáceres Monteiro, AMI, Parlamento Europeu. Recebeu, igualmente, a medalha comemorativa dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, atribuída pela Assembleia da República. Conquistou duas bolsas de jornalismo de investigação atribuídas pela Fundação Calouste Gulbenkian que permitiram a formação de dois consórcios de investigação jornalística integrando jornalistas, alunos e professores de jornalismo. Membro fundador da rede interescolar (ensino superior)  Repórteres em Construção (REC), de cuja associação foi vice-presidente. É Presidente da Comissão Organizadora do V Congresso dos Jornalistas, a realizar em janeiro de 2024. Integrou as comissões executiva e organizadora do 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses de 2017. É membro do Internacional Press Institute desde 2022. Integrou o Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas até 2021.

Lopes Araujo
Lopes de Araújo
Jornalista
RTP

José Maria Lopes de Araújo é jornalista há 47 anos, tendo iniciado a sua carreira na RTP-Açores, onde foi Diretor entre 1984 e 1995. Trabalhou na redação de Lisboa da RTP, sendo diretor de diferentes áreas, desde da Produção à RTP Internacional à Direção Jurídica. Foi diretor de Relações Internacionais da RTP e representou a empresa em diversos organismos internacionais, nomeadamente na Eurovisão. Nos últimos trinta anos lecionou na Universidade de Coimbra e na Universidade Católica Portuguesa, na licenciatura e no Mestrado em Ciências da Comunicação e em Jornalismo. É licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa.


DINIZ BORGES
Diniz Borges
Coordenador da ADMA, Diretor do PBBI
ADMA
,
Universidade Estadual da Califórnia

Diniz Borges, terceirense, emigrou para os EUA com 10 anos de idade. É professor e investigador na Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, onde fundou e dirige o Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI). Entre outros projectos, institui a ADMA-Azorean Diaspora Media Alliance. É presidente do Califórnia Portuguese-American Colation (CPAC), organização dedicada à eleição de açor-descendentes para cargos públicos e uma maior participação cívica da nossa diáspora na Califórnia. É Autor de vários livros
e colabora regularmente com os media dos Açores e da diáspora.

NUNO VIEGAS
Nuno Viegas
Jornalista
Fumaça

Nuno Viegas trabalha em angariação de fundos e jornalismo de investigação para o Fumaça, onde cobre direitos humanos e desigualdades. Antes, liderou publicações académicas, colaborou com redações locais e nacionais, e foi membro fundador da Rádio Observador.

Rui Caria
Rui Caria
Jornalista
SIC

Rui Caria é jornalista e fotógrafo, colaborando com diversos órgãos de imprensa e agências de comunicação nacionais e internacionais. Vencedor e finalista de diversos concursos mundiais, tem fotografias e artigos publicados em vários livros e na imprensa nacional e internacional.
Foi distinguido com a Câmara de Prata da Federação Europeia de Fotógrafos, na categoria de fotojornalismo, na competição de Fotógrafo Europeu do Ano de 2016. Em 2019 venceu o primeiro prémio do Sony World Photography Awards, National Awards.

Nuno Martins Neves
Nuno Martins Neves
Jornalista
Açoriano Oriental

Nuno Neves, natural de Espinho, é Licenciado em Jornalismo e Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, É jornalista do diário Açoriano Oriental desde 2011. Passou pelo jornal local Maré Viva, estagiou no JN e foi correspondente do Correio da Manhã no distrito de Aveiro.

Miguel Crespo
Miguel Crespo
Professor
ISCTE-IUL

Miguel Crespo é jornalista, consultor editorial e professor de comunicação digital. É professor convidado no ISCTE-IUL e na pós-graduação em Marketing Digital do IPAM/Universidade Europeia, e assessor da direção e coordenador de formação no Cenjor. É investigador assistente, participando em vários projetos nacionais e internacionais. É doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.

Foi publisher, diretor editorial, diretor ou editor de dezenas de projetos jornalísticos e trabalhou para o Diário de Notícias, Público e Correio da Manhã. Obteve uma dezena de galardões nacionais e internacionais na área multimédia com projetos informativos, educativos e de edutainment para adultos e crianças e jovens.

DANIEL CATALÃO
Daniel Catalão
Jornalista
Universidade Lusófona

Daniel Catalão é Jornalista/Apresentador da RTP, jornalista especializado em novas tecnologias e internet e autor do programa TEcNet.

É doutorado em Media Digitais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, professor na Universidade Lusófona e na Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança. É ainda formador na área da Literacia Mediática, centrado na área da Desinformação.

RAQUEL VARELA
Raquel Varela
Presidente Observatório para as Condições de Vida e Trabalho

Raquel Varela é professora auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. É historiadora e investigadora. Presidente do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho. Coordenadora do Social Data/Nova4Globe. Investigadora Integrada do Grupo de Investigação História, Território e Comunidades CEF/UC/Polo FCSH. Investigadora Colaboradora do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. É autora e coordenadora de 37 livros sobre história do trabalho, do Estado Social, de Portugal, da Europa, do movimento operário e história global. Para além de outras atividades, orienta vários pós-doutoramentos, doutoramentos, mestrados e bolsas e é comentadora da RTP e RDP.

ARMANDO MENDES
Armando Mendes
Jornalista
Antena 1 Açores

Armando Mendes. Jornalista desde 1979. Experiência em jornais, rádio e televisão. Autor e moderador, há mais de 20 anos, do programa de grande informação Frente a Frente, na Antena Um Açores. Faz comentário político. Está a preparar uma série de entrevistas para a RTP-Açores num novo espaço, Conversas com Ciência, a estrear em abril

Fez formação profissional no CENJOR-Centro protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.

Vencedor do prémio Jornalismo e Autonomia.

Licenciado em História Científica; pós-graduado em Direito Regional; Mestre em Geopolítica e Geoestratégica; doutor em História, Defesa e Relações Internacionais. Tem obra publicada nas várias áreas de formação académica.

Paulo Moura
Paulo Moura
Aluno do Curso Comunicação e Relações Públicas da UAC

Paulo Henrique Teixeira Moura, 26 anos, natural de Ponta Delgada, é aluno da Universidade dos Açores, na área de Relações Públicas e Comunicação. É empregado de mesa num restaurante local e ingressou no ensino superior através do programa +23, em 2019, frequentando o último ano da licenciatura. Pretende prosseguir os estudos no ramo do património cultural, na vertente da comunicação. 

ROLANDO LALANDA GONÇALVES
Rolando Lalanda
Professor
Universidade dos Açores

Rolando Lalanda Gonçalves é Professor Associado, na área da Sociologia Económica, do Trabalho e das Organizações, da Universidade dos Açores. Possui o grau de “Docteur Ex-Lettres, Sciences Humaines (3ème Cycle) em Sociologia com uma tese intitulada “Eutopie, Insularité et Migrations; Contribution a l’analyse des processus socio-culturels dans un environnement insulaire”, é membro de várias associações ligadas à Sociologia e pertence à Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação- Tem publicado diversos artigos e capítulos de livro nas temáticas das migrações, da investigação qualitativa, das organizações e da juventude.

MANUEL TOMÁS
Manuel Tomás
Jornalista
Ilha Maior

Manuel Tomás vive na Ilha do Pico, onde é jornalista e professor. Presidiu a três escolas básicas e secundárias e fundou o semanário picoense Ilha Maior, de que é Director. Colabora com outros média dos Açores e tem várias obras publicadas.

PAULO SIMÕES
Paulo Simões
Jornalista
Açoriano Oriental

Paulo Simões é jornalista, com Pós-Graduação em jornalismo económico, pela Universidade Lusófona. É Diretor do jornal Açoriano Oriental e da Rádio Açores-TSF. Integrou a equipa de economia da TSF em Lisboa e chegou a assumir as funções de editor de economia.

SOUTO GONÇALVES
Souto Gonçalves
Jornalista

José Manuel Souto Gonçalves é jornalista na ilha do Faial desde 1985, onde desempenhou atividade na RDP-Açores e também colaborou com a RTP-Açores. Foi Fundador da rádio Antena Nove em1986), fundador e diretor do semanário

Incentivo entre1990 e 1993) e foi proprietário e diretor do diário Telégrafo
entre1993 e 1998). Foi, também, fundador e redator do diário Incentivo. Atualmente é jornalista «freelancer».

SANDRA REIS
Sandra Reis
Jornalista
O Baluarte

Sandra Reis, jornalista da ilha de Santa Maria, é Licenciada em
Comunicação Social e Cultura pela Universidade dos Açores. Começou no jornal O Baluarte, da sua ilha, que viria a encerrar em outubro de 2016, mas em fevereiro do ano seguinte fez parte da equipa que voltou a editar O Baluarte, de que é diretora desde 2022. 

Rui Goulart
Rui Goulart
Diretor
RTP Açores

Rui Goulart, jornalista, é Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Técnica de Lisboa. Fez formação no Cenjor – Centro de Formação Profissional para Jornalistas. Desde 2018 integra a direção da RTP Açores, primeiro como subdiretor, entre 2018 e maio de 2022, e, atualmente, como diretor da RTP Açores. Exerceu ainda a profissão no Rádio Clube Português, Rádio Renascença/RFM, RTP – Canal 1, TSF/Açoriano Oriental e Antena-1 Açores. Recebeu, nos Açores, três prémios de jornalismo. Em 2011 editou o livro “Identidade do olhar”, dando sequência ao seu gosto pela poesia e fotografia.

PAULO SANTOS
Paulo Santos
Coordenador
RTP Madeira

Paulo Santos é jornalista desde 1994 com um percurso na rádio, imprensa e televisão. Iniciou a carreira no Posto Emissor do Funchal tendo depois integrado a redação da Rádio Jornal da Madeira e do Jornal da Madeira. Editor e chefe de informação a partir do ano 2000 assumiu a chefia de redação do Notícias da Madeira em 2002, tendo sido depois diretor-adjunto e diretor. Integra a redação da Antena 1, onde é um dos coordenadores de informação, além de apresentar um programa na RTP-Madeira. Foi distinguido com o prémio Emanuel Rodrigues, pela investigação em torno da Autonomia da Madeira e dos Açores, que resultou na série “Uma história de Autonomia”.

Rui Paiva
Rui Paiva
Jornalista

Rui Paiva, jornalista, é correspondente do jornal PÚBLICO nos Açores desde 2019, altura em que também integrou a equipa da Agência Lusa na região. É licenciado em Comunicação Social e Cultura pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores e Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

FELISBELA LOPES
Felisbela Lopes
Investigadora
Universidade do Minho

Felisbela Lopes é professora da Universidade do Minho, onde é Diretora do Doutoramento e do Departamento de Ciências de Comunicação. Na Universidade, foi também Pró-Reitora para a Área da Comunicação.
Em 2021, integrou uma equipa de especialistas responsável pelos planos de desconfinamento do país, durante a pandemia da Covid-19.
É especialista e investigadora coordenadora no campo da informação televisiva, da comunicação/jornalismo da saúde e das fontes de informação. É autora de mais de uma centena de artigos científicos e livros, incluindo A Covid-19 em Portugal: a estratégia (UMinho Editora, 2022); Marcelo, Presidente todos os Dias (Porto Editora, 2019); Jornalista: uma profissão ameaçada (Alêtheia, 2015); Vinte Anos de TV Privada em Portugal (Editora Guerra e Paz, 2012); A TV do Real (Minerva, 2008); A TV das Elites (Campo das Letras, 2007); Telejornal e o Serviço Público (Minerva, 199).